top of page

Benefícios da terapia para o trabalho: 5 motivos para começar!



Sou a Amanda Alves, Psicóloga e Terapeuta Cognitivo – Entenda como a terapia pode maximizar o seu bem-estar e sucesso profissional. Boa leitura!


Os benefícios da terapia vão além da vida pessoal, pois também desempenha um papel importante no desenvolvimento profissional, por trazer uma série de benefícios valiosos no contexto de trabalho, ajudando pessoas a lidarem com desafios emocionais e melhorarem a performance profissional. Ao buscar apoio terapêutico especializado, é possível aumentar a consciência de si mesmo, aprimorar soft skills (habilidades), como comunicação, organização e inteligência emocional, e alinhar a carreira com metas e valores. Assim como pode ajudar a melhorar a autoconfiança, a capacidade de tomar decisões assertivas, resultando em um crescimento profissional significativo.


Veja 5 motivos que você tem para começar o seu processo de terapia hoje mesmo:


1- Controle da Ansiedade


O controle da ansiedade é um dos principais benefícios para quem está em terapia. A pressão e o estresse no trabalho podem desencadear ansiedade, afetando negativamente o desempenho e a saúde mental. Através da terapia, as pessoas podem aprender estratégias eficazes para gerenciar a ansiedade, como:


Técnicas de respiração e relaxamento;

Mudança de perspectivas e hábitos.


Isso ajuda a reduzir os níveis de ansiedade, permitindo que as pessoas enfrentem seus desafios profissionais com mais tranquilidade.


A terapia vai além, pois também desempenha um papel importante na prevenção e combate à Síndrome de Burnout e depressão no ambiente de trabalho. A pressão constante, o esgotamento e os desafios interpessoais podem levar a esses transtornos mentais. Investir em terapia te proporciona um espaço seguro para explorar e compreender sentimentos, desenvolver habilidades de enfrentamento saudáveis e construir resiliência emocional. Isso pode ajudar a prevenir a depressão e fornecer suporte durante a recuperação, permitindo que os indivíduos mantenham um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional.


2- Gerenciamento eficaz do seu tempo para lidar com prazos


A pressão constante e os prazos apertados podem causar estresse, ansiedade e comprometer a qualidade do trabalho. Nesse contexto, o mindfulness no trabalho, uma prática baseada na atenção plena, que pode ser aprendida no processo terapêutico e ser extremamente útil. A meditação mindfulness envolve prestar atenção intencional e sem julgamento ao momento presente. Ao trazer conscientemente a atenção para o presente, é possível desenvolver uma maior clareza mental e uma consciência mais profunda das emoções, pensamentos e sensações físicas associadas à pressão e aos prazos no trabalho. Isso permite que você tenha ações mais estratégicas e assertivas na condução dos momentos mais desafiantes, por agir de forma mais consciente e proativa, em vez de reagir automaticamente às situações estressantes.


3- Aprimoramento do foco e da concentração


Muitas vezes, distrações, sobrecarga de informações e falta de clareza podem afetar negativamente nossa capacidade de concentração e desempenho no trabalho. Nesse contexto, em terapia você pode aprender técnicas de relaxamento e identificar as causas ocultas da falta de concentração e foco, que pode incluir fatores como:


Estresse;

Ansiedade;

Padrões de pensamento negativos;

Hábitos prejudiciais;


4- Desenvolvimento de autoconfiança para expressar ideias


Muitas vezes, a falta de confiança pode impedir que os profissionais se expressem livremente, compartilhem suas ideias, contribuam plenamente no ambiente de trabalho e se sintam mais satisfeitos. Nesse contexto, por meio de técnicas específicas é possível reestruturar crenças negativas, tais como: “Não sou bom o suficiente” ou “Minhas ideias não são importantes” e modelar comportamentos para promover uma mudança positiva e duradoura na percepção de si mesmo e no modo como se expressa no ambiente profissional.



5- Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal


O equilíbrio saudável entre essas duas áreas é fundamental para garantir uma vida plena e satisfatória. Nesse contexto, você pode desenvolver uma maior consciência de si e de seus valores, o que contribui para que você estabeleça limites saudáveis e priorize seu bem-estar pessoal.


Gostou de conhecer alguns dos principais benefícios da psicoterapia para lhe ajudar a melhorar a sua performance profissional?


Conte comigo para iniciar o seu processo de terapia e ter mais qualidade de vida ao cuidar da sua saúde mental. Tire suas dúvidas aqui!


  • Whatsapp
bottom of page