top of page

Valores de vida: Quais são os seus?



Os valores são importantes porque eles podem proporcionar mais qualidade à vida. É bem provável que você se sinta bem se estiver vivendo mais consciente, em conexão com os seus princípios.


Valores, dizem sobre o que queremos defender em nossa vida, são declarações sobre o que queremos fazer da nossa história. Além disso, diz sobre como queremos nos comportar de maneira contínua, perante o mundo. Quando identificados, eles têm potencial para guiar e motivar a caminhada.


Todas as pessoas vivem conforme seus valores, certo? A resposta é: Nem sempre. Isso acontece porque nem todos conseguem agir conforme os seus valores, ou, até mesmo, porque não sabem quais são os próprios valores de vida. Contudo, saber o que são valores, identificá-los e incorporá-los a vida diária é algo que pode lhe ajudar a se envolver em relacionamentos mais significativos e impactar, inclusive, no âmbito profissional, pois eles podem ser a sua bússola moral e ética para guiar ações e apontar para o caminho mais assertivo no seu contexto de trabalho.


Uma maneira simplificada de começar a definir os seus valores e mergulhar mais profundo na jornada do Autoconhecimento é responder a seguinte pergunta: “O que faz você se sentir bem?” Essa resposta já é um bom começo para guiá-lo rumo a descoberta dos seus princípios.


Responder as perguntas a seguir, também, é uma maneira de começar a identificar valores:


1. O que é realmente importante para você?

2. Do que você mais se orgulha?

3. Você se lembra do momento em que foi mais feliz?

4. Que tipo de comportamento lhe causa mais raiva?

5. Existe algo que você gostaria de mudar em si mesmo?

6. E no mundo?

7. Quais comportamentos ou histórias o inspiram?

8. Se você pudesse escolher um emprego sem se preocupar com a remuneração ou com restrições, qual seria?


Anote as respostas dessas perguntas. Elas poderão ser usadas como guias na descoberta dos seus valores. Para ajudar na reflexão, vou lhe dar um exemplo: Se a primeira coisa que você pensou ao responder à pergunta “o que é realmente importante para você?” foi “ser feliz”, então você valoriza a felicidade; se respondeu “encontrar um bom emprego”, então você valoriza o sucesso profissional.


Procure formar uma lista enxuta e específica. Aproveite para usar a lista como base na definição de metas e objetivos, para que sua vida fique ainda mais alinhada aos seus princípios.


Este é apenas o início. Nessa perspectiva, com o tempo, você conhecerá mais de si e entenderá mais sobre as suas necessidades. Além disso, seus valores podem mudar. Por isso, de tempos em tempos, procure atualizar sua lista. Pode ser a cada ano, em uma data importante e significativa, como no seu aniversário; a cada seis meses etc.


A terapia pode auxiliar no processo de autoconhecimento e colaborar para a construção de inúmeras ferramentas que podem lhe ajudar a ter a vida valorosa que deseja viver.


Sempre que você perceber que está se desviando da vida valorosa que entendeu ser a que te faz bem, pergunte-se por que isso aconteceu e o que pode ser feito para melhorar.

Esteja consciente da vida que deseja levar!


Se deseja iniciar o seu processo de autoconhecimento e viver com mais potência, conte comigo! Agende sua sessão aqui.


Comments


Commenting has been turned off.
  • Whatsapp
bottom of page